quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"O caminho do meio"


Durante seis anos, Siddhartha e os seus seguidores viveram em silêncio e nunca saíram da floresta. Para beber, tinham a chuva, como comida, comiam um grão de arroz ou um caldo de musgo, ou as fezes de um pássaro que passasse. Estavam tentando dominar o sofrimento tornando as suas mentes tão fortes que se esquecessem dos seus corpos.
Então... um dia, Siddhartha escutou um velho músico, num barco que passava, falando para o seu aluno...
"Se apertares esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixares solta demais, ela não toca."
De repente, Siddhartha percebeu de que estas palavras simples continham uma grande verdade, e que durante todos estes anos ele tinha seguido o caminho errado.
Se apertares esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixares solta demais, ela não toca.
Uma aldeã ofereceu a Siddhartha a sua taça de arroz.
E pela primeira vez em anos, ele provou uma alimentação apropriada.
Mas quando os ascetas viram o seu mestre banhar-se e comer como uma pessoa comum, sentiram-se traídos, como se Siddhartha tivesse desistido da grande procura pela iluminação.
Siddhartha os chamou:
- Venham... e comam comigo.
 Os ascetas responderam:
- Traíste os teus votos, Siddhartha. Desistiu da procura. Não podemos continuar a te seguir. Não podemos continuar a aprender contigo. E foram se retirando, Siddharta disse:
- Aprender é mudar.
- O caminho para a iluminação está no Caminho do Meio.
- É a linha entre todos os extremos opostos.
O Caminho do Meio foi a grande verdade que Siddhartha descobriu, o caminho que ensinaria ao mundo.
Texto retirado do filme "O Pequeno Buda"
Recebi este texto da minha amiga Márcia Pilla e resolvi colocar aqui na minha caixa de tesouros!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O medo da falta traz sim a escassez para sua vida!



Existem pessoas que por medo excessivo da falta economizam a vida inteira e vivem somente em função do que estabeleceram como reserva pessoal. Permanecem por anos a fio no mesmo emprego, sem nenhuma perspectiva de crescimento, pelo medo de não encontrar nada igual ou melhor do que já tem. Chegam a ter uma vida medíocre, mas que lhes traz segurança.
O medo da falta muitas vezes faz as pessoas viverem mal e nunca se permitirem algo que possa se parecer com um luxo, pois, quem sabe, um dia esse dinheiro que foi esbanjado pode fazer falta para algo.
O Universo é muito próspero e trará para sua vida tudo que quiser, desde que você confie, use seu poder pessoal e tenha plena certeza de realização e sucesso.

A mudança pessoal começa quando detectamos a programação negativa que um dia nos foi ensinada, o que normalmente ocorre na infância. Filhos de pais que tiveram muito dificuldade, que gastam ou economizam em excesso, sofrem do medo da falta. A frase que mais se relaciona a esse fato é: nunca quero passar pelo que meus pais passaram.

No entanto, ao detectar essa programação negativa ou bloqueio energético temos a possibilidade de eliminá-la e, então, despertar para possibilidades nunca então vivenciadas.
Lendo o texto acima, parece óbvio o que temos que fazer. Porém, uma coisa é saber o que tem que ser feito e, outra bem diferente, é conseguir fazer.
Então, o melhor seria deixar por isso mesmo? É claro que não!
Precisamos prestar atenção aos nossos pensamentos, constantemente, diariamente, em todos os momentos. Quando detectamos esses pensamentos de escassez, precisamos dar um comando às nossas mentes e dar uma pausa. Nem que seja de poucos minutos ou segundos. Nessa hora, precisamos nos conectar com o agora, com o momento presente e ver o quanto desses pensamentos é fruto de uma criação, de crenças que estão enraizadas ou, o quanto é real.
Quase sempre, pra não dizer 99% das vezes, lidamos com crenças que foram se enraizando com o tempo e que nem fazem parte da realidade na qual nos encontramos.
Arriscar, trocar o certo pelo incerto, ser arrojado, isso é coisa de irresponsável!
Melhor ficar andando devagarinho; pois se correr, se começar a dar pulos, pegar uma bicicleta, ou algo mais veloz ainda, nossa! Podemos nos machucar!!!
Fui criada de um jeito muito “seguro”, praticamente dentro de uma redoma de vidro. Medo que eu me machucasse, ou que participasse de uma situação que transmitisse insegurança.
Isso passou a fazer parte de todas as áreas da minha vida. E o medo da escassez, era um deles (financeira, emocional, profissional, etc). Isso fez com que eu ficasse estagnada por muito tempo em minha vida, com medo e angústia constantes. Quando me dei conta disso, comecei a procurar soluções; ler, fazer cursos, procurar pessoas que pudessem me ajudar a mudar a programação da minha mente. Comecei a prestar atenção aos meus pensamentos e passei a reprogramá-los.
Passei a confiar no universo, no Plano Maior, comecei principalmente a me sentir merecedora da prosperidade e abundância e, adivinhem... elas começaram a se manifestar em minha vida, em todos os sentidos.
Quanto mais tenho, mais atraio, quanto mais atraio, mais tenho e por aí vai. Quanto mais abundante é minha vida, mais posso repartir e dar aos outros também. Esse círculo vicioso é muito bom e nos faz crescer sempre mais.
Claudete Loth


De repente 50


Especialistas falam sobre a chegada da maturidade e suas vantagens
Por Ilana Ramos

Envelhecer não é nada fácil. Alguns dizem que envelhecemos desde o momento em que nascemos, porém outros afirmam que o processo de envelhecer se dá bem mais tarde, lá pelos 50 anos de idade. Nos dias de hoje, com a ciência e a tecnologia dando um empurrãozinho, envelhecer pode e deve ser prazeroso. E para que a teoria se aplique na prática é preciso entender melhor aquilo que todos costumam chamar de “a melhor idade”.

Menopausa, oscilações de peso, problemas de saúde, rugas, a chegada da aposentadoria. Será que envelhecer é mesmo tão ruim como dizem? Quem responde é o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir. Segundo ele, "se olharmos do ponto de vista do amadurecimento e com um pouco de otimismo, não é ruim não. Por outro lado, ao utilizamos o termo envelhecimento, estamos caracterizando um estado que é o oposto ao rejuvenescimento, que pode ocorrer parcialmente e se a pessoa se dedicar a isso para atingir algumas metas. Enfim, para não olhar somente para as coisas ruins do envelhecer, é preciso ter uma tolerância pelos incômodos de tudo isso, e enxergar aonde se pode estar empatando ou ganhando do o envelhecimento".

Como tudo na vida, portanto, o envelhecimento tem também duas facetas: uma boa e uma ruim. O que varia muito é qual delas queremos olhar. De acordo com a antropóloga Mirian Goldenberg, "o lado negativo todo mundo sabe: decadência do corpo, problemas de saúde, estigmatização da sociedade, invisibilidade social. O que tenho procurado mostrar é que não é só isso, que tem muita coisa positiva. E como as pessoas têm muito medo do envelhecimento, não conseguem enxergar algumas vantagens de envelhecer. A maioria das mulheres na faixa dos 50, por exemplo, se sente invisível, diz que não recebe mais tantos elogios e não se sente mais desejada. Entretanto, algumas mulheres conseguem vencer essa 'miséria subjetiva' e têm uma vida amorosa, profissional e social excelente".

Uma das maiores dificuldades de quem chega aos 50 anos hoje - especialmente mulheres -  é tirar o foco dos detalhes e aprender a olhar para o "todo". Para Mirian, "mulheres nessa faixa etária já adquiriram mais segurança, autoconfiança e liberdade e as que conseguem ter mais sabedoria aprenderam a deixar de prestar atenção na opinião dos outros e olham apenas para si mesmas. A vida passa, então, a ser mais voltada para os prazeres dela, fica bem melhor. Se você parar pra pensar, é a primeira vez que essa mulher pode ser, enfim, ela mesma. Os filhos já cresceram, as relações amorosa e profissional podem estar mais estabelecidas. Está na hora de ela descobrir o que quer. A pessoa com 50 anos de idade ainda tem 30, 40 anos de vida ativa pela frente. Tem que levá-la da melhor maneira possível. Uma ruguinha não é tão feia assim...".

Mulheres com mais de 50 podem, sim, ser muito interessantes e desejáveis. Isso vai depender somente dela. Luiz argumenta dizendo que "quando elas encontram a sua feminilidade, sabem como expressá-la, integram o que estava fora de lugar, tornam-se mulheres muito interessantes e desejadas por homens, até das mais variadas idades. Em geral, no entanto, ela está contida, cheia de 'nãos', impedida de viver a sua vida mais plenamente. É flagrante como se apresenta visualmente para o mundo de uma maneira diferente. Não é impossível uma mulher que não era tão bonita quando jovem passar para a maturidade muito melhor e mais feminina. Da mesma forma a vitalidade, que podia estar comprometida na juventude pelos problemas que tinha e ao se realizar como mulher, se torna muito mais ativa e engajada na vida".

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sou eternamente grata!


Hoje vou pegar emprestado, parte de um texto enviado por meu amigo Eduardo, para lembrar diariamente de agradecer:

Nada existe de insignificante na estrada que percorremos.
Todas as concessões do Pai Celeste são preciosas no campo de nossa vida.
Utilizando, pois, o patrimônio que o Senhor nos empresta, no serviço incessante ao bem, aprendamos a agradecer sempre!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Essa bênção chamada Reiki!

                                                
Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal “Rei” através da imposição de mãos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural , seja ele emocional, físico ou espiritual.
A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão, no início do século XX ,  pelo Dr. Mikao Usui

                                                  
e introduzida nosEstados Unidos da Américapor volta de 1940pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.


                                                  
Em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul. 

Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.  Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia.

De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.

Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki.Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o dom da cura.


Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso. Pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social. Trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.
O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aq ueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B.
O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicas para seu dia!



Existem vários sites que divulgam dicas para se fazer durante o dia. A maioria diz: compre, aproveite, inscreva-se, adquira, embeleze-se, aumente seus ganhos, usufrua, e por aí vai.
Resolvi  então, criar minha lista de dicas:
- Agradeça por mais este dia, por mais esta página em branco que você pode preencher do seu jeito.
- Perdoe a si mesmo e aos outros, todas as vezes que for necessário.
- Não carregue cargas que não são suas, liberte-se de mágoas, raivas, irritação e qualquer sentimento que lhe faça mal.
- Sorria sempre, mesmo que o momento não lhe pareça propício, você acaba contagiando sua alma.
- Sonhe alto, mesmo que tenha que diminuir  a altura, o importante é alçar vôo.
- Ame, a si e a todos que se aproximarem de você. Mesmo que não seja correspondido na mesma intensidade, o que conta, é o que você emana, é isto que ilumina sua alma e sua aura.
- Regue a planta da amizade todos os dias. Escreva, ligue, fale, use todas as formas possíveis para lembrar seus amigos do quanto são importantes na sua vida.
- Cuide de você, física, emocional e espiritualmente.
- Seja presente na vida da sua família, é só isto que fica, quando não estiver  mais aqui.
Claudete Loth


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Você já fez sua lista de boas intenções para 2012?

Tem muitas pessoas que fazem, sabia? A questão é que geralmente, acabam deixando muitas das suas boas intenções pelo caminho!

De fato, é um hábito bem comum esse de fazer uma listinha de promessas e determinações para serem cumpridas no ano novo que se inicia, mas às vezes, esse hábito pode ser muito ruim pois, em muitos casos, algo não será cumprido e acabará gerando primeiramente ansiedade e, posteriormente, frustração. Você tem algum hábito que quer largar? Não precisa esperar uma virada de ano para mudar um hábito ou comportamento!

O aprendizado da alma é tudo que Deus deseja que façamos em nossa vida. Se tivermos isso em mente e não impedirmos ou evitarmos esse aprendizado, a prova (o obstáculo, a doença, a perda) será menos dolorosa e seus os efeitos físicos muito provavelmente não acontecerão ou serão minimizados.
Ao longo da vida, tenho aprendido que quanto mais conscientemente aceitarmos este aprendizado tanto mais leve se tornará o fardo que carregamos! O Plano Maior tem mil maneiras de nos ensinar "as coisas que são importantes para nosso crescimento", mas Ele não quer nos punir, mas simplesmente nos conduzir ao caminho da evolução espiritual.
O aprendizado voluntário evitará um mal maior e em muitos casos servirá para que façamos um 'up-grade', ganhando pontos em nossa evolução. 
É importante fazer planos para mais um ano? É claro que sim!
Mas, o que não podemos esquecer, é que os planos precisam ser acompanhados da ação, de pequenos passos que nos levem adiante, sem esquecer de estender a mão aos irmãos que encontramos pelo caminho.
Claudete Loth